domingo, 28 de março de 2021

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUA UNIDADE TEMÁTICA BRINCADEIRAS E JOGOS PARA O 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

 

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  

BRUNO PRADELLA


 

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUA UNIDADE TEMÁTICA BRINCADEIRAS E JOGOS PARA O 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

 

 


1 INTRODUÇÃO

 

            O trabalho em questão, visa realizar um estudo acerca da Base Nacional Curricular e sua unidade temática brincadeiras e jogos voltados a turma de 2° ano dos anos iniciais. A residência pedagógica tem a função de inserir o acadêmico ainda em formação, no campo profissional, dentro do campo da Educação Física.

            Essa é uma excelente oportunidade aonde nós bolsistas, poderemos através da residência, vivenciar e conhecer nossa futura profissão, dentro da prática docente e estudos voltados a BNCC.

 

   

2 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

 

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), “a educação infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar o seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Assim, a instituição escolar está criando oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-lo em seu cotidiano”. (BRASIL, 2017, p. 14).

 Segundo a BNCC (2017, p. 213):

 

A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história.

 

 

2.1 UNIDADE TEMÁTICA

 

A unidade temática selecionada para ser trabalhada será brincadeiras e jogos. Abaixo segue quadro 1com a unidade temática, objetos de conhecimento e objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Quadro 1: Unidades temáticas, objetos de conhecimento e objetivos;

UNIDADES TEMÁTICAS

OBJETOS DE CONHECIMENTO

2° ANO

OBJETIVOS

Brincadeiras e  jogos

Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

·         Experimentar e fruir diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

·         Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional.

Fonte: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e autor.

    

2.2 CONTEÚDOS

 

            Os conteúdos escolhidos a serem abordados na unidade temática em questão, foram divididos em três: conceitual, procedimental e atitudinal. Tem como intuíto promover a compreensão e aprendizagem nos aspectos motores, cognitivos, bem como o social e o afetivo. Segue quadro 2:

 

Quadro 2: Conteúdos programáticos.

CONCEITUAL

PROCEDIMENTAL

ATITUDINAL

·         Trabalhar o conceito de ganhar e perder.

·         Aplicar as normas e rotinas de convivência.

·         Participar de todas atividades propostas.

·         Interagir com todos os colegas.

·         Criar estratégias de jogo.

·         Compreender e respeitar as regras de convivência.

·         Compreender que cada aluno é importante para o desenvolvimento da atividade.

·         Entender que cada colega tem suas dificuldade, procurar respeitar e auxiliar o mesmo.

 

Fonte: Autor    

 

2.3 METODOLOGIA

 

            A metodologia utilizada nas aulas de Educação Física, com a turma de 2° ano é a abordagem desenvolvimentista. Esta abordagem enfatiza a aquisição de habilidades motoras, bem como o desenvolvimento da mesma. Segundo Fonseca e Rech (2018), existe três categorias onde os movimentos podem ser classificados: Habilidades Estabilizadoras, que é o repertório motor ligado ao equilíbrio. Habilidades Locomotoras, que está ligada a locomoção do aluno. E Habilidades Manipuladora, que está voltada a interação do corpo do aluno a um objeto. Neste sentido, foram elaboradas as aulas nas mais diversas temáticas, induzindo os alunos a vivenciarem essas habilidades.

            Seu principal objetivo é fazer com que crianças e jovens tenham vivencia, ter mais experiências de movimentos para que os mesmos sejam adquiridos e desenvolvidos para aprimorar seu repertório motor. A fundamentação teórica desta abordagem vem a contribuir para um melhor desenvolvimento motor  do indivíduo. Segundo Fonseca e Rech (2018, p.1), “a criança deve ser confrontada com desafios motores variados, por meio de atividades, brincadeiras e jogos, proporcionando o desenvolvimento de seu repertório motor e melhorando a ação diária do aluno.”

            Desse modo, o planejamento escolar deve ser organizado afim de coordenar a ação docente, tendo articulação da atividade escolar e o contexto social. Segundo Libâneo (2001, p. 221):

O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.

 

            Desse modo, através desta abordagem, o aluno terá condições de desenvolver seu comportamento motor através da interação das atividades, na diversificação e complexidade dos movimentos.

 

2.4 AVALIAÇÃO

 

            A avaliação do 2° ano, é focada no desenvolvimento das atividades, bem como na participação por inteiro. Será um processo contínuo, que será realizada através das devolutivas feitas pelos alunos, que podem ser por vídeo, foto ou por escrito, de acordo com o que foi solicitado.

            Para realizar a avaliação dos alunos, foi criado o quadro 3, correspondendo as competências avaliadas durante este processo.

 

Quadro 3: Ficha de Avaliação.

FICHA DE AVALIAÇÃO

Nome do aluno:

INDICADORES

ATINGIU

NÃO ATINGIU

EM PARTES

Compreendeu a atividade e elaborou dentro do que foi previsto?

 

 

 

Resolve os problemas e desafios com criatividade?

 

 

 

Realizou as postagens em dia?

 

 

 

Desenvolve as habilidades motoras básicas (locomoção, estabilização e manipulação)?

 

 

 

Fonte: Autor.


3 PLANOS DE AULAS

 

Plano de aula N° 1: Lançamento aos copos;

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TPl5b4ObbBY         

 Objetivos: 

     Lançar bolinhas de papel e tampinhas de garrafa em copos, de modo que permaneça dentro deles;

 

Metodologia:

1° momento: Dispor em um canto da mesa os copos plásticos.

2° momento: Juntar tampinhas de garrafas ou formar bolinhas com papéis.

1° variação: Aumentar a distância em relação à mesa.                        

 

 

 

Tempo: 50 minutos  

Recursos: 1 mesa, copos plásticos, bolinhas de papel, fita adesiva e tampinhas de garrafa.

Avaliação: Demostrar a atividade em formato de vídeo e uma breve descrição sobre a experiência da atividade.

 

Plano de aula N° 2: Lançamento Destruidor

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=V_nmIiBxLIg

 Objetivos: 

     Lançar bolinhas de papel e tampinhas de garrafa na direção dos objetos com o intuíto de derrubá-los;

Metodologia:

1° momento: Dispor em um dos lados da mesa, objetos a serem alvos.

2° momento: Juntar tampinhas de garrafas ou formar bolinhas com papéis.

1° variação: Aumentar a distância do corpo em relação à mesa.

2° variação: Aumentar o número de objetos e a distância dos mesmos.

Tempo: 50 minutos  

Recursos: 1 mesa, copos plásticos, bolinhas de papel, prendedores e tampinhas de garrafa.

Avaliação: Demostrar a atividade em formato de vídeo e uma breve descrição sobre a experiência da atividade.

 

 

 

 

 

 

Plano de aula N° 3: Teletransporte

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bshKOflJ76w

 Objetivos: 

     Transportar com a ajuda de uma colher em sua boca, uma bolinha de papel de modo a derrubá-las dentro dos copos;

Metodologia:

1° momento: Colocar copos em uma extremidade da mesa e na outra as bolinhas de papel.

2° momento: Com uma colher em sua boca, transportar as bolinhas de papel até os copos e derrubá-las dentro, sem o auxílio das mãos.

1° variação: Transportar as bolinhas de lado.

2° variação: Transportar as bolinhas virados de costas.                      

Recursos: Mesa, bolinhas de papel, colher de chá, copos.

Avaliação: Demostrar a atividade em formato de vídeo ou foto.

 

 

 

 

 

 

 


4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

FONSECA, Gerard Maurício Martins; RECH, Ricardo Rodrigo. Jogos de estafetas perceptivo-cognitivos na abordagem desenvolvimentista. Nov. 2018. 7 p. Texto didático do curso de Jogos de Estafeta do Curso de Educação Física de UCS.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2008

 

 

 

 

 

 

 

           

                              

 

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