UNIVERSIDADE DE
CAXIAS DO SUL
CURSO DE
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
RESIDÊNCIA
PEDAGÓGICA
BRUNO PRADELLA
BASE NACIONAL
COMUM CURRICULAR (BNCC) E SUA UNIDADE TEMÁTICA BRINCADEIRAS E JOGOS PARA O 2°
ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
1
INTRODUÇÃO
O
trabalho em questão, visa realizar um estudo acerca da Base Nacional Curricular
e sua unidade temática brincadeiras e jogos voltados a turma de 2° ano dos anos
iniciais. A residência pedagógica tem a função de inserir o acadêmico ainda em
formação, no campo profissional, dentro do campo da Educação Física.
Essa
é uma excelente oportunidade aonde nós bolsistas, poderemos através da
residência, vivenciar e conhecer nossa futura profissão, dentro da prática
docente e estudos voltados a BNCC.
2
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
De
acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), “a educação infantil
precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações,
manipular objetos, investigar e explorar o seu entorno, levantar hipóteses e
consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e
indagações. Assim, a instituição escolar está criando oportunidades para que as
crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam
utilizá-lo em seu cotidiano”. (BRASIL, 2017, p. 14).
Segundo
a BNCC (2017, p. 213):
A Educação Física
é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas
formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das
possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais
no decorrer da história.
2.1
UNIDADE TEMÁTICA
A unidade temática
selecionada para ser trabalhada será brincadeiras e jogos. Abaixo segue quadro 1com
a unidade temática, objetos de conhecimento e objetivos propostos pela Base
Nacional Comum Curricular (BNCC).
Quadro 1: Unidades temáticas, objetos
de conhecimento e objetivos;
UNIDADES TEMÁTICAS |
OBJETOS DE CONHECIMENTO 2° ANO |
OBJETIVOS |
Brincadeiras e jogos |
Brincadeiras e jogos da cultura
popular presentes no contexto comunitário e regional. |
·
Experimentar
e fruir diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no
contexto comunitário e regional. ·
Planejar
e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos
populares do contexto comunitário e regional. |
Fonte: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e autor.
2.2 CONTEÚDOS
Os
conteúdos escolhidos a serem abordados na unidade temática em questão, foram
divididos em três: conceitual, procedimental e atitudinal. Tem como intuíto
promover a compreensão e aprendizagem nos aspectos motores, cognitivos, bem
como o social e o afetivo. Segue quadro 2:
Quadro 2: Conteúdos programáticos.
CONCEITUAL |
PROCEDIMENTAL |
ATITUDINAL |
·
Trabalhar o conceito de ganhar e perder. |
·
Aplicar as normas e rotinas de convivência. ·
Participar de todas atividades propostas. ·
Interagir com todos os colegas. ·
Criar estratégias de jogo. |
·
Compreender e respeitar as regras de
convivência. ·
Compreender que cada aluno é importante para
o desenvolvimento da atividade. ·
Entender que cada colega tem suas
dificuldade, procurar respeitar e auxiliar o mesmo. |
Fonte: Autor
2.3 METODOLOGIA
A
metodologia utilizada nas aulas de Educação Física, com a turma de 2° ano é a
abordagem desenvolvimentista. Esta abordagem enfatiza a aquisição de
habilidades motoras, bem como o desenvolvimento da mesma. Segundo
Fonseca e Rech (2018), existe três categorias onde os movimentos podem ser
classificados: Habilidades Estabilizadoras, que é o repertório motor ligado ao
equilíbrio. Habilidades Locomotoras, que está ligada a locomoção do aluno. E
Habilidades Manipuladora, que está voltada a interação do corpo do aluno a um
objeto. Neste sentido, foram elaboradas as aulas nas mais diversas temáticas,
induzindo os alunos a vivenciarem essas habilidades.
Seu principal objetivo é fazer com
que crianças e jovens tenham vivencia, ter mais experiências de movimentos para
que os mesmos sejam adquiridos e desenvolvidos para aprimorar seu repertório
motor. A fundamentação teórica desta abordagem vem a contribuir para um melhor
desenvolvimento motor do indivíduo. Segundo Fonseca e Rech
(2018, p.1), “a criança deve ser confrontada com desafios motores variados, por
meio de atividades, brincadeiras e jogos, proporcionando o desenvolvimento de
seu repertório motor e melhorando a ação diária do aluno.”
Desse modo, o planejamento escolar
deve ser organizado afim de coordenar a ação docente, tendo articulação da
atividade escolar e o contexto social. Segundo Libâneo (2001, p. 221):
O
planejamento escolar é uma tarefa docente
que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua
organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão
e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se
programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão
intimamente ligado à avaliação.
Desse
modo, através desta abordagem, o aluno terá condições de desenvolver seu
comportamento motor através da interação das atividades, na diversificação e
complexidade dos movimentos.
2.4 AVALIAÇÃO
A
avaliação do 2° ano, é focada no desenvolvimento das atividades, bem como na
participação por inteiro. Será um processo contínuo, que será realizada através
das devolutivas feitas pelos alunos, que podem ser por vídeo, foto ou por
escrito, de acordo com o que foi solicitado.
Para
realizar a avaliação dos alunos, foi criado o quadro 3, correspondendo as
competências avaliadas durante este processo.
Quadro 3: Ficha de Avaliação.
FICHA
DE AVALIAÇÃO |
|||
Nome
do aluno: |
|||
INDICADORES |
ATINGIU |
NÃO ATINGIU |
EM
PARTES |
Compreendeu a atividade e elaborou dentro do que
foi previsto? |
|
|
|
Resolve
os problemas e desafios com criatividade? |
|
|
|
Realizou
as postagens em dia? |
|
|
|
Desenvolve
as habilidades motoras básicas (locomoção, estabilização e manipulação)? |
|
|
|
Fonte:
Autor.
3 PLANOS DE AULAS
Plano de aula N° 1: Lançamento
aos copos;
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TPl5b4ObbBY
Objetivos:
●
Lançar bolinhas de papel e tampinhas de garrafa
em copos, de modo que permaneça dentro deles;
Metodologia:
1°
momento: Dispor em um canto da mesa os copos plásticos.
2°
momento: Juntar tampinhas de garrafas ou formar bolinhas com papéis.
1°
variação: Aumentar a distância em relação à mesa.
Tempo: 50 minutos
Recursos: 1 mesa, copos plásticos,
bolinhas de papel, fita adesiva e tampinhas de garrafa.
Avaliação: Demostrar a atividade em
formato de vídeo e uma breve descrição sobre a experiência da atividade.
Plano de aula N° 2: Lançamento
Destruidor
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=V_nmIiBxLIg
Objetivos:
●
Lançar bolinhas de papel e tampinhas de garrafa
na direção dos objetos com o intuíto de derrubá-los;
Metodologia:
1°
momento: Dispor em um dos lados da mesa, objetos a serem alvos.
2°
momento: Juntar tampinhas de garrafas ou formar bolinhas com papéis.
1°
variação: Aumentar a distância do corpo em relação à mesa.
2°
variação: Aumentar o número de objetos e a distância dos mesmos.
Tempo: 50 minutos
Recursos: 1 mesa, copos plásticos,
bolinhas de papel, prendedores e tampinhas de garrafa.
Avaliação:
Demostrar
a atividade em formato de vídeo e uma breve descrição sobre a experiência da
atividade.
Plano de aula N° 3: Teletransporte
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bshKOflJ76w
Objetivos:
●
Transportar com a ajuda de uma colher em sua
boca, uma bolinha de papel de modo a derrubá-las dentro dos copos;
Metodologia:
1°
momento: Colocar copos em uma extremidade da mesa e na outra as bolinhas de
papel.
2°
momento: Com uma colher em sua boca, transportar as bolinhas de papel até
os copos e derrubá-las dentro, sem o auxílio das mãos.
1°
variação: Transportar as bolinhas de lado.
2°
variação: Transportar as bolinhas virados de costas.
Recursos: Mesa, bolinhas de papel,
colher de chá, copos.
Avaliação: Demostrar a atividade em
formato de vídeo ou foto.
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília,
2017.
FONSECA,
Gerard Maurício Martins; RECH, Ricardo Rodrigo. Jogos
de estafetas perceptivo-cognitivos na abordagem desenvolvimentista. Nov.
2018. 7 p. Texto didático do curso de Jogos de Estafeta do Curso de Educação
Física de UCS.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário